segunda-feira, 18 de junho de 2007

Exercício

Faltam 2 dias para o meu exame de Indexação. Indexar sem qualquer critério tornou-se o meu novo objectivo de vida durante as próximas 48 horas. Para praticar, achei que devia “indexar” algumas notícias.

Aviso: Descritores um pouquiiiiiiiinho longos.

I.
Negrão propõe fundo imobiliário para resolver dívidas de curto prazo

O candidato do PSD à câmara de Lisboa, Fernando Negrão, propôs hoje a criação de um fundo com património imobiliário da autarquia para saldar as dívidas de curto prazo.
"Temos de encontrar um solução que salde as dívidas de curto prazo da câmara", defendeu Fernando Negrão, no final de uma visita ao Centro de Saúde de Carnide. Essa solução passa, segundo o candidato, pela criação de "um fundo que contenha uma parte do património imobiliário da câmara de Lisboa que não tenha a ver com aspectos sociais ou culturais relevantes ou com edifícios de natureza histórica".

*

II.
António Costa quer tempos dos semáforos ajustados aos peões

O candidato socialista à presidência da câmara de Lisboa, António Costa, lamentou hoje "o elevado" número de atropelamentos na cidade, defendendo a criação de medidas que reforcem a segurança nas passadeiras e uma alteração dos tempos dos semáforos em benefício dos peões."Estes números mostram que Lisboa é insegura para o peão. Por isso, impõem-se medidas para reforçar a segurança de quem circula a pé na cidade", defendeu o ex-ministro de Estado e da Administração Interna. António Costa propôs medidas de reforço da segurança no atravessamento das passadeiras e uma alteração da temporização dos semáforos. "Temos que ter o tempo dos semáforos calculado para a capacidade dos peões e não para ansiedade dos automobilistas", salientou.
*
III.
Casou durante o funeral da mãe

Um jovem malaio, de 28 anos, casou durante o funeral da sua mãe. As duas cerimónias realizaram-se em simultâneo. A mãe morreu enquanto fazia compras para o casamento do filho, na Índia. Um dos maiores sonhos da progenitora era ver o casamento do filho e esta foi a forma que Sanjeevi Rajan encontrou para realizar o desejo da mãe.
*
Freiras de três conventos espanhóis da província de León aceitaram beber meio litro de cerveja sem álcool durante 45 dias como parte de um estudo para comprovar os efeitos benéficos da bebida para a saúde, noticia a BBC.
As 50 religiosas, com idade média de 68 anos, foram escolhidas pelos pesquisadores devido ao «seu estilo de vida ordenado, regrado e equilibrado». O estudo, elaborado pela Sociedade Espanhola de Dieta e Ciências da Alimentação e pela Universidade de Valência, concluiu que o consumo moderado de cerveja - com ou sem álcool, clara ou escura - pode diminuir o risco de problemas cardiovasculares e reduzir o colesterol.
«Participámos no estudo para bem da humanidade», disse a irmã Almerinda Alvarez ao jornal El Pais, que tem mostrado sempre grande abertura para estas experiências. Se agora foi a cerveja, anteriormente foram estudos sobre a osteoporose ou a doença de Alzheimer.

12 comentários:

Vegana da Serra disse...

Uma piada para bibliotecários! LOL... o stress deve andar mesmo a apertar contigo!

Rita disse...

Que belo exercíco de indexação...
Jokas

o alquimista disse...

Tu és um mar de boa disposição...!

A lonjura é a distância da viagem, a idade não cobre os rochedos, passam ventos de encantamento descobrindo mil e um segredos, tantas histórias, tanto caminhar, quanto tempo leva a viagem das pedras e se o sol não voltasse no amanhã achas que a lua sorria para elas?...


Boa semana

Doce beijo

Mocho Falante disse...

ahahahahahahahahahahahaha

adorei a noticia das freiras

beijocas

Anónimo disse...

Bem...adorei estes exercícios! Ajudaram-me bastante! :-)*
Mas neste momento o que menos me preocupa é a indexação, mas sim encontrar uma régua 25-30cm para o teste!Lololol!

Bjokas
******

Lua disse...

Já ouvi fizer k as freiras foram contratadas pela Sagres para substituir o Figo

Aestranha disse...

Adorei a noticia III, um indiano que é um filho à portuguesa!!

:D

***

D. Maria e o Coelhinho disse...

ACHAS QUE,
DESTE MODO,
VOU CONSEGUIR
FAZER AS PAZES
COM O COELHINHO ?

OU DEVIA ATIRAR-LHE TOMATES ????????


D. MARIA

peace_love disse...

O que é indexação???

marta, a menina do blog disse...

É sempre fixe aprender palavras novas!!
Eu gosto de palavras assim, do tipo "rambóia", "atronhado", mas definitivamente, a minha preferida é "almejar"! Bate as outras aos pontos!!

Anónimo disse...

LOOOOOOOOL

Bxana disse...

Desculpem o atraso, portei-me mal e andei a ser sovada pela vida!:P

Indexação é uma disciplina utilizada em Bilioteconomia e Arquivística, cujo objectivo é recuperar a informação de uma maneira prática e eficiente; ou seja, de uma forma resumida, consiste em "fabricar" aqueles pequenos descritores, normalmente com links, que nos fazem encontrar um livro ou um documento num serviço informativo (biblioteca/arquivo), quando fazemos uma busca, ou vemos a descrição de um documento, através do sistema de base de dados (ex.: a Porbase, na Biblioteca Nacional, etc.

Infelismente, enquanto disciplina académica, é muito mais complexo que isto, mas para massacre já bastaram as quase 5 horas de exame que tivemos no passado dia 20...

Miaus a tutti! ^..^

© Sete Vidas - Template by Blogger Sablonlari - Header image by Deviantart