segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Ixtu eh bueh dah fix

Existe uma coisa que me aflige. Várias até, das mais normais (tenho um pânico brutal de aranhas) às mais fantásticas (tenho medo de corvos - o que é legítimo pois já fui atacada por um!). Mas há uma coisa que me aflige, me sufoca e me faz atingir os píncaros da loucura:
Ver um texto escrito com k's, x's e h's fora do sítio.
E se me aflige ver desconhecidos, ou amigos a fazer isto (tenho de agradecer aqui, publicamente, ao meu amigo Nuno, que manda carradas de sms's neste linguajar, mas para mim manda-os exclusivamente em português - obrigadah!), quando vejo pessoas da minha família, sangue do meu sangue, teenagers da minha linhagem a escrever com esse linguajar, não me dá uma, mas três coisinhas más!
Algumas pérolas com que tenho sido confrontada ultimamente (vulgo, nos últimos três anos):
"Livros?? o k e ixo......?" (não só o facto de ser cool dizer isto, já o era há 10 anos atrás, mas a forma como é escrito, of course...)
"Adoru.a" (...virgem maria...)
"Opah...xD Se kixexex ate podias... LOL" (se quê?)
"Nao tenhu nada pa vos dzr... dxkp tive k trocar d msn e agr exte e k e u meu... dxkp pelo imkomodo" (também não tenho mais nada a acrescentar...)
O problema é que quando se começa a escrever assim (é como fumar, ah e tal, os meus amigos também já experimentaram...) não conseguem mais deixar o vício, pelo menos, sem passar por uma ressaca qualquer. É possível, conheço UM caso, de um estudante universitário, um futuro sô dôtor, que escrevia assim... mas está a recuperar desta dislexia auto-imposta!
Aflige-me ver pessoal no 12º ano, nas vésperas de exames nacionais, que não sabem que "incómodo", para além de não ter k's, é com "n". Incomoda-me ver que, depois de meses e meses a fio a escrever assim, toda a gente sabe que se vai tornar impossível, à maior parte deles, distinguir como realmente se escreve a palavra.
Incomoda-me e preocupa-me.
Ou melhor:
Imkomodah-m i preokupah-m.
Porke goxto d ser komo us meuhs amiguhs. Tah?

12 comentários:

Anónimo disse...

Imkomodah-m i preokupah-m. Porke goxto d ser komo us meuhs amiguhs. Tah?....... hammmm????....como????

zezito

Vegana da Serra disse...

Realmente, parecem um bando de deficientes a escrever!

Rafeiro Perfumado disse...

Axo k tash a xer demaxiado radikal, eles não xabem maish, koitaditos...

Maria Ostra disse...

Admito publicamente que uso o K nas sms! Mas é so o K.
Estou perdoada?
(foste atacada por um corvo?)

India disse...

Confesso: se estou com pressa, como as letras mas, regra geral, evito. É como dizes, não quero que se torne hábito e chegar a uma altura em que não sei como se escreve... screve... skrev...

Professor disse...

Vamos ver como as TLEBS vão lidar com essas fugas à norma! Ou não será a maneira como se ensina o Português que leva os jovens a não sentirem prazer na palavra escrita?
Eu gosto de palavras inteiras de saboreá-las e entendê-las! Mas o meu filho mais novo [pecado meu, talvez] não concede que se escreva tudo. Diz mesmo que a comunicação tem de ser rápida e perceptível! Que os jovens comunicam e entendem-se bem. Todas as letras que estão a mais são dispensáveis.
Alguém conseguirá traduzir os Lusíadas para esta linguagem nova?
Como ficaria um poema de Florbela Espanca em xs e kxs?
Realmente é assustador!

Topo de Gama disse...

Bem!! pensava que era o unico a detestar isso!! é horrivel! e a desculpa de "é mais pratico e rapido" é treta!! isso é anti-portugues!!! Substituir um "que" por um "Ke", inda aceito e faço-o muitas vezes, mas isso do "fofinhax ten xaudadex voxas ke me percoh!!" ja nao ha quem escreva palavras verdadeiramente TUGAS!! tipo Caralho! Foda-se!! e afins.... kehh xatix!!

Bxana disse...

Maria Ostra e Índia, estão perdoadas ;)

Minerva, é o que eu digo, parece dislexia auto-imposta...:)

Bxana disse...

Zezito, naum perxebex? tenhuh de t komprar hum dixionariu? :P

Rafeirito, me bxana, me radical :)

Professor, subitamente lembrei-me de qualquer coisa como:

"Ax armax i us baroex axinaladus..."

É suposto isto ser mais fácil de entender, desta maneira?:)

Topo de Gama: Aí é que está, é mais prático e rápido escrever:
"Euh goxto du natal purke rexeber prendax eh fix?" ???
Também eu não compreendo!!!:)

Miaus grandes!

*Desculpem a ausência, portei-me mal este ano, e o Pai Natal não me está a facilitar a vida...:( *

Bxana disse...

E estou para aqui a falar dos x's e k's, mas sim, também assumo:

Tenho um vício do "dredês":

Os smiles... :)

Anónimo disse...

hammmm???...o quê???? como????

Pedro Santo Tirso disse...

Mas podes ser como os teus amigos e preservar algumas (bons) hábitos ;)

© Sete Vidas - Template by Blogger Sablonlari - Header image by Deviantart