domingo, 5 de novembro de 2006

A Margem Sul: esse animal!

Desde que entrei para a Universidade de Lisboa, há uns aninhos, que me apercebi que a expressão "sou da margem sul" fazia com que as pessoas tivessem as mais variadas reacções, por vezes roçando o rocambolesco. E sempre evidenciado uma expressão de surpresa, acompanhada por uma resposta do tipo "A sério? Não fazia ideia...". É claro que não fazia ideia, a) eu ainda não tinha dito, b) não tenho a minha morada tatuada na testa. Mas a verdade é que, depois de anos e anos e anos a levar com um "xiiiii, és da margem sul! Droga, roubos, cizentismo, e isso é muuuuuito longe", na semana passada aconteceu-me o seguinte:
Estava numa festa em Lisboa, com um grupo de amigos, e um deles (que desconhecia onde eu morava), furioso com uma atitude de uma terceira pessoa, diz-me as seguintes palavras mágicas: "Que gentinha mal educada! Não têm maneiras nenhumas! Parece que são da margem sul...". Escusado será dizer que para além de ter ficado furiosa, só me apeteceu arrancar-lhe o cabelo à chapada. Mas qual é a ideia? Que raio de patranhas andaram a meter nas cabecinhas desta gente? Que série de mitos urbanos andam para aqui? Senão, vejamos:
Mito n.º 1 - 99,9% da população da margem sul são comunistas.
Não é verdade, meus caros. Lamento, mas isto não é Cuba. E há mais partidos de esquerda, o Bloco, e o PS (ahahahahah, ok, ok...). Para além disso, o PSD, e o PP (ahahahahahahah, o PP, ahahahahahahah!) também têm direito à sua percentagem! Que deve rondar os 15%/20%.
E sabem que mais? Independentemente dos partidos, admito que até sou de esquerda, mas conheço muita gente que não o é, e abomina completamente a definição margem sul = esquerda. Sim, eles existem...
Mito n.º 2 - As pessoas da margem sul comem criancinhas.
O leitão à bairrada é considerado uma criancinha?
Mito n.º 3 - Na margem sul, as pessoas têm de ir para casa até às 21h, porque a partir dessa hora saltam para a rua gangs, grupos organizados de tráfico de orgãos, misturas de vândalos com vikings, e possivelmente, entre eles, um grupo de zombies.
Meus caros, na zona onde moro, a partir das 21h o que podem ver na rua, eventualmente, são pitas doidas a correr de bar em bar com mini saias pelo umbigo. De certa forma, perante este cenário, reconheço que até Chelas deve ser mais agradável.
Mito n.º 4 - O pessoal da margem sul tem a 4ª classe.
É óbvio que sim! Se não tivesse a 4ª classe não estava a tirar mestrado, pois não?
Mito n.º 5 - A educação das pessoas da margem sul está ao nível da educação do Alberto João Jardim.
Errado. As pessoas da margem sul têm uma educação normal como em qualquer família portuguesa. Ou seja, são tão bem ou mal educados como toda a população em geral! E devo salientar: Alberto João Jardim não faz parte da população portuguesa, em meu entender...
Mito n.º 6 - A margem sul é um local de cizentismo.
E Lisboa, não?
Mito n.º7 - Margem sul = campo e saloiada.
Lamento, mas a lezíria ainda fica longe. De qualquer forma, a minha família até é de Palmela, muitos viveram e vivem parcialmente da agricultura. Particularidade da qual eu sinto bastante orgulho, porque tive a oportunidade de crescer sem acreditar que os frangos vêm do supermercado, já depenados e sem cabeça.
Resumindo e concluindo: esse meu amigo pediu-me imensas desculpas, blá blá blá, mas a verdade é esta: Por favor - façam um tour pela zona, atravessem a Vasco da Gama, visitem Alcochete, Samouco, Montijo, Moita, vão até Palmela, visitem a Arrábida, passem por Azeitão, e comam uma tortinha. Façam turismo. Visitem os locais. Até tenho aqui um link no blog da Costa Azul - usem-no. E depois tirem as conclusões inerentes ao que viram.
Obrigada.

7 comentários:

marta, a menina do blog disse...

Ópá!!!
Saloiada é malta de Torres Vedras!!
Ali, queijo saloio, água pé, pastéis de feijão, cozido à portuguesa, chouriço, pão caseiro!!
Com muito orgulho!!
;P Aren't we all typical??

Anónimo disse...

é isso bxana... vai-te a eles... bota as unhas de fora (Já as deixaste de roer não?) e vai-te a eles.... olha se precisares de ajuda... pede ai a alguem...ok??...beijokas...Fika bem mas não Maluka!!!!!! Zezito

Undisclosed Recipient disse...

Aplauso enorme para ti, Bxana! Até vou pôr um link no meu blog para este post!

Arnaldoooooo disse...

Afinal existe vida do outro lado da ponte 25 de Abril?

rititas disse...

margem sul power.
não, não sou uma deliquente do miratejo nem da quinta da princesa. sou da margem sul com muito orgulho.

Vegana da Serra disse...

Olha, eu sou de Lisboa, mas não me importava nada de viver na margem sul, onde conheço uns sítios bem fixes! A Arrábida é linda!

India disse...

Não há nada mais lindo do que ver alguém defender o seu pedaço de terra!
Uma bxana quando se chateia vira Tigresa e ruge, e vira advogada com os argumentos em linha!
Gostei!
Fica bem!

© Sete Vidas - Template by Blogger Sablonlari - Header image by Deviantart