segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

A minha devida homenagem

Não é este primeiro assinalável que vai ganhar, se é que aqui interessa ganhar relamente alguma coisa, mas de todas as personagens históricas, sempre tive o sonho de pedir um autógrafo a este, mas também a este senhor.
Se bem que, ok, kind of impossible...
Porquê? Um foi uma criatura banal que um dia ousou seguir a sua consciência e contradiar os esquemas políticos aos quais tinha até então obedecido - o que é, digam o que disserem, uma atitude de grande coragem. O outro porque foi um dos poucos portugueses que tomou medidas de grande alcance esperando efeitos a longo prazo - aliás, a maior parte delas só se viriam a concretizar depois da sua morte. E sabem como em Portugal é raro encontrar um estadista que faça planos a longo prazo... O desgraçado não tem culpa que quem lhe sucedeu nos séculos seguintes tenha estragado tudo.
Ps.: grande mágoa a minha: noite de domingo, família sentada à frente da televisão a ver os 10 portugueses mais votados. De repente, salta à vista o nome de Aristides de Sousa Mendes. E houve-se, lá do fundo, a pergunta: "- Quem é este tipo???"
[suspiro depressivo...]

5 comentários:

Anónimo disse...

Não ligues Bxana, há tanta gente importante que ninguém conhece!
Quanto ao D. João II, aquele a quem a rainha Isabel de Castela chamava: O Homem!, vê lá ao que chegou o seu Império - Uns "lateiritos" e um bochechas e mais uns quantos entregaram de mão beijada, dando por fim a vitória ao Velho de Restelo que Camões invectivava!
Ai, Bxana, Portugal morreu com a entrega do Império, hoje é uma provinciazita espanhola que recebe esmolas da Europa!

Anónimo disse...

Bxana....em que lugar ficou o Zezé Camarinha????

Anónimo disse...

tive na tua terra e tu não me atendeste o telelé.... bxana má.... xxxoooouuuuuu...bxana má

Rafeiro Perfumado disse...

A segunda personagem é a minha segunda escolha, a primeira é D. Afonso Henriques. A primeira, confesso que não me lembrei dele... shame on you, Rafeiro. O nosso Shindler merecia uma verdadeira homenagem, concursos à parte.

o alquimista disse...

Pois, há sempre gente a ser agraciada...passei por aqui felina...

Beijinho

© Sete Vidas - Template by Blogger Sablonlari - Header image by Deviantart