segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Em discussão, ou uma Bxana mais séria que o costume


No início do ano passado tive a sorte (e já vão perceber porquê) de tropeçar neste post, deste blog, a propósito de um dos grandes mistérios da Humanidade: onde param os direitos de autor do pessoal que escreve em blogs? Já nem falo nas imagens, mas em relação aos textos. Que moral tenho eu para chegar aqui e "linkar" um texto, aproveitar-me do que outra pessoa disse, e daí partir de um texto meu - mas partindo da ideia de outro? Pois, é que foi isso mesmo que eu acabei fazer!!!

Nada disto é inocente - para fins académicos, foi-me pedido um caso prático na defesa de direitos de autor. Como "bloguista" que sou, nem me lembrei de outra coisa. Se fosse fotógrafa, provavelmente pensaria na imagem...
Mas até que ponto é aceitável, seja por fins de partilha de informação, fins académicos, ou fins estritamente "web", andar a "navegar" e tal, pegar em pedacinhos de outras coisas, colar aqui e ali, mesmo pondo, por vezes, a fonte... o facto de eu escrever aqui não é por qualquer razão financeira, mas porque quis ter o meu cantinho e mostrar ao mundo, neste "exibicionismo" social (não confundir com exibicionismo em eventos sociais, que isso sim, era ofender toda uma blogosfera) do qual todos nós temos necessidade, não prejudicial, mas de pura sintonia entre toda a "comunidade web". A internet é um monstro de trezentas pernas que ninguém consegue parar. Não o fazendo, juntamo-nos a ele.
Mas poderei eu, inspirando-me por essa web fora, impedir que outros façam o mesmo, por meio dos meus textos? (e falo em mim apenas de uma forma abstrata, pois quem já visitou o meu blog, certamente já reparou que não escrevo poesia...).

6 comentários:

Anónimo disse...

é uma questão bicuda de facto.

Anónimo disse...

Só me perturba quando as fontes não são citadas. De resto creio que tudo na web devia ser público e gratuito. Só com essa partilha podemos todos enriquecer!
Saudações bloguistas e beijos bxanentos.

Vegana da Serra disse...

Bem, essa história que contas é mesmo lixada... há malta mesmo filha da puta!

Acho que não há mal nenhum quando as fontes são citadas.

Rafeiro Perfumado disse...

Quando se escreve na blogosfera, sabemos que estamos a partilhar com outros os nossos pensamentos. Claro que qualquer reprodução deverá obedecer nem que seja às regras de boa educação. Pelo sim pelo não, o melhor é mesmo registar os textos. Os meus, por exemplo, estão no IGAC.

Maria Ostra disse...

Desde que se cite...Até pode ser uma forma de chamar a atenção para a pessoa citada. Penso que não tem que ser, necessariamente, nefasto.
É o chamado Patchwork: corta aqui, cose ali e tens um texto novo, tipo manta de retalhos! ;)

Casemiro dos Plásticos disse...

ora muito obrigadinho pela visita e espero que voltes mais vezes!
bj fica bem

© Sete Vidas - Template by Blogger Sablonlari - Header image by Deviantart