quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Psicologia Felina

Existe uma coisa chamada psicologia felina. Não sabem o que é? É aquilo que explica os nossos comportamentos atípicos. Sim, porque nós também temos comportamentos atípicos. Não, não são só vocês! Os gatos domésticos, por exemplo, têm tendência a permanecerem sempre numa espécie de "eterna adolescência". Sim, também eu tenho essa característica, já que sou uma gata doméstica, mas confesso que sempre tive o sonho de visitar a selva...
Agora, uma coisa que eu não entendo em vós, humanos. Porque é que são tãããão complicados? Nós, os felinos, somos um poço de mistério (e encanto...), mas vocês não nos ficam atrás, não, não!
Vejamos: porque é que eu tenho sempre a sensação que o "bolo" da população humana tem maior tendência a respeitar pessoas menos simpáticas, ou a fazer as coisas certinhas depois de levarem, e perdoem a gíria, um bom par de berros? Porque é que se um humano é simpático e sorridente há menos hipótese, ao solicitar qualquer coisa, de as tarefas serem feitas de forma bonita e rápida? Mas perante um tipo mal-disposto e arrogante, é logo tudo a correr para agradar ao senhor lord...
A boa disposição e simpatia são sinónimos de burrice e ingenuidade?
É que eu tenho a certeza que às vezes, para haver respeito (quiçá, uma metáfora do medo...) nem é preciso falar alto e mal; basta arregalar bem os olhos e não mostrar os dentes. Dito e feito - têm tudo o que pediram, porque respeitinho é mesmo muito bonito...


(Esta é a minha amiga Ju. Ela está a meditar sobre o assunto no seu espaço zen)

13 comentários:

Jasmim disse...

Concordo contigo, o mundo felino, apesar de bastante misterioso é bem menos complicado e o ser humano, de forma geral tem comportamentos muito mais atípicos... Apesar de às vezes ficar surpreendida com o comportamento da minha Mel.
A Ju é linda.

Mel disse...

quem tem 9 felinos comhece bem a psicologia felina...principalmente na hora da paparoca!!!
mas tens razao...não se pode ser boa pessoa, do género miss simpatia, a torto e a direito, senão nada de respeito!

Miss Alcor disse...

Realmente... tens toda a razão!
Os gatos não são nada complicados!
Mostram bem uns aos outros se gostam ou não, e comunicam muito bem connosco!
Pelo menos a minha gata às vezes parece que fala!

Acho que nem mesmo a psicologia consegue explicar certas coisas... a raça humana é mesmo um caso estranho! Às vezes ainda me interrogo o que passará por aquelas cabecinhas...
Ainda hoje tive de pôr cara de mal-disposta a falar para uma miúda que estava a brincar com a amiga em vez de atender os clientes que estavam na fila. E já tinha sido chamada à atenção pela dona do estaminé! Coisa inacreditável! E depois ainda ficou com a ideia que tinha razão! Gente estranha...

Klatuu o embuçado disse...

:)

Ska disse...

os gatos sao um cadito sostras de mais... levam o "'se bem" e o "laissez aller" a um nível demasiado extremo. No fundo são peças de mobiliário peludas que consomem oxigénio.



E viva eu crucificado e queimado vivo pela autora ;)

Carlos Diniz disse...

A psicologia felina dá para um compêndio enciclopédico e, mesmo assim, inesgotável.
Todos os comportamentos felinos são desvendáveis, se atentarmos cuidadosamente.
Infelizmente, para a maioria, continuam a ser fonte de mistérios e incompreensão. Subsestimados, mesmo.
Se o gato faz alguma coisa, nós chamamos instinto,
se fazemos alguma coisa, pelo mesmo motivo, chamamos inteligência.

Bxana disse...

Jasmim, de facto, continuo a achar o comportamento humano, de todo, mais imprevisivel e surpreendente!:(

Se bem que a Ju (obrigada pelo elogio!:), cujo tamanho é inferior a 50 cm, conseguiu hoje a proeza de expulsar-me da minha própria cama, com o bónus de duas arranhadelas e sem direito a passar à casa partida! Cataninho...:)

Immortal, é exactamente isso! Mesmo que a pessoa tenha uma indole bem disposta, tem de "se treinar" a dar umas respostas tortas de vez em quando...:(
E como é que será a hora de almoço aí em casa?!? Muito Zen? Deve ser uma maravilha, a sério!:)

Miss Alcor, às vezes também me dá a sensação que quem está no atendimento só respeita o que faz e para quem faz se o cliente for uma pessoa trombuda! A sério! Não digo em todo o lado, mas aparecer num local de atendimento com um grande sorriso no rosto é meio caminho andando para sermos mal atendidos/as... Cruel, mas é a verdade que tenho constatado ao longo dos 24 aninhos que cá ando!:(

Um grande miau às felinas!;)

Bxana disse...

Klatuu: :):)... ah, e miaus!;)

Ska: "Peças de mobiliário peludas que consomem oxigénio?" Hum...sabes como diziam/dizem os miudos no preparatório?

"- Lá fora apanhas, p'á!"... A sugerir que os miaus são um bocadito virados para o ócio... onde já se viu...?:)

É verdade sim, uma das características dos miaus é essa índole "preguiçosa". Mas são muuuuito mais que isso!:) Eu, por exemplo, já tive inclusive um principio de esgotamento, por excesso de trabalho! E esta, ein?:D
(já passou... já não vejo elefantes cor de rosa quando me levanto de manhã...)

Fritz, uma grande verdade! Estou a ver que psicologia felina é contigo!:)

Miaus grandes a todos!!!

Anónimo disse...

Quando vejo uma gata penso: Ki bom, um bxanax ao deitar, em dia de stress! - que relax! que maravilha!

Ska disse...

devo admitir... sou um gajo competitivo, e quando vejo que alguém me ultrapassa naquilo que faço melhor (nada), fico lixado. Então quando vejo que é uma espécie animal inteira dedicada a isso... e vejo que as pessoas ainda acham fofo (enquanto que a mim me chamam manguela/preguiçoso/etc.), fico chateado, com certeza que fico chateado!
=)

Professor disse...

Bicho humano não é espécie zoológica, é mesmo praga!
Vejam o que eles têm feito da Terra. Porra! A Terra também é a casa dos outros animais (mesmo dos não bxanos)! Querem fazer o favor de nos deixarem viver descansados?
Buhh, Que nojo, humanos!

Bxana disse...

Ska, podes esforçar-te... mas ganhar aos gatos nesse campo, é campeonato perdido!:P

Miaus!!! (vigorosos, não preguiçosos!:)

Professor, concordo. Mas o Bicho Humano está dividido em dois grupos, na minha opinião: os normais (bem, seja lá o que isso for), e as bestas - aqueles a quem o Professor se refere. E o problema é que as bestas, actualmente, são mais que as mães...praga mesmo!:(

Mas temos que ser optimistas! A História ensina-nos que todas as pragas passam, né?:)

Miaus!!!

Anónimo disse...

gostaria de saber porque os gatos abandonam a sua casa??? eu sabia que a femea quando entrava no cio procura o macho para se relacionar, mas a minha foi e não voltou! queria uma explicação sobre isso! ou ela se perdeu ou morreu... estou sentida quando mais rapido mandar a resposta melhor! brigada =/~~

© Sete Vidas - Template by Blogger Sablonlari - Header image by Deviantart