quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Post #0

Por vicissitudes várias, mudei de casa. Depois de dois pseudo-blogs no msn spaces (o primeiro desapareceu na névoa...nunca mais o vi. Nem tão pouco tinha guardado textos...), vim para aqui...
A vida é composta de mudança...

(...)

(meditando...)

Bem, filosofias à parte, 7 é o número da casa, e 12 é o número dos Apóstolos, logo vou-me seguir pela linha mística, e fazer uma selecção dos 12 textos do "Bxn" (divididos por simpáticos grupos de quatro, para não assustar muito) que foram mais comentados, dentro ou fora do blog. Na hora do almoço. À hora do café. Na fila de espera para o barco das 19h - aquele que nunca mais chega...


I. Sobre os exames nacionais.

Acho que, na verdade, todos os exames nacionais deveriam ser "estilo americano". Podia ser que assim caminhassemos para o nível de ensino superior deles.

Entrevista à saida das salas do exame nacional de português: "Leram o Saramago?". Respondem, orgulhosos, oito petizes: "Não! Ahahah!". Não admira que o gajo tivesse emigrado.

No meu tempo (uuhhhhhh) quando não estudávamos, mentiamos com quantos dentes tinhamos aos nossos pais ao ponto de os fazer crer que até Os Lusíadas tinhamos lido. Agora os miúdos recebem prémio por quanto mais alto gritarem, em directo para a Sic, "Não li!!!", enquanto que os pais, orgulhosos, assistem em directo à rebeldia dos filhos: "Hehe o mê filho é um ganda maluco!!". Só pode.

Para além disso, quando eu estava no liceu, rezava-se para trocarem o "Euríco, o Presbítero", pelo "Memorial do Convento". Agora troca-se o Memorial pelos "Morangos com Açúcar, Volume 16: Tó Jó Aprende a Nadar".

Mas ainda assim, não sei se fazer testes de cruzinha, como exames nacionais, resulta. Que eu saiba, "Morangos com Açucar" não tem "x". Não sei se os petizes sabem da existência dessa letra...

Ainda - no meu tempo, perguntava-se: "Filosofia? Para que é que isso serve?" Actualmente: "Português? Matemática? Inglês? Geometria Descritiva? Para que é que isso serve?"

Mas não pensem que na faculdade as coisas estão melhores.

Nos exames nacionais, de acesso à faculdade, os comentários a textos literários foram substituídos por "cruzinhas". Aqui sim, concluo - a isto, não faço eu comentários.

No mesmo campo, uma amiga minha tem, na faculdade, uma cadeira trimestral de História. Estava aflita e perguntei-lhe: "Mas afinal que vos mandou o professor estudar?". Respondeu: "Tudo, desde o Paleolítico à Segunda Guerra Mundial". Eu diria, podia ser muito pior. Podia ser do Paleolítico à tomada de posse de Santana Lopes como Primeiro-Ministro. Ora aí está uma coisa difícil de explicar.


II. As coisas que eu oiço por aí...

Diálogo verídico, entre dois amigos (depois de um deles ter tido uma forte discusão com uma outra pessoa):

- "Eu não admito! Quando as pessoas passam para as ofensas então...passo-me!"
- "Mas... opá, também estavas de cabeça quente..."
- "Eu? Desculpa, mas quando ofendem a minha família, eu fico passado! Sou muito ligado à minha família. Ainda por cima à minha mãe, não admito que ninguém lhe falte ao respeito! À minha mãe ninguém a ofende!"
- "Ligado à tua família? Então e o teu irmão?"
- "O meu irmão? Aquele filho da p***?"


III. Dois estudos e uma grande mágoa

Estudo n.º I

Segundo um estudo, 72% da população portuguesa nunca teve contacto com a Internet. E agora, como se vai safar a Sociedade Portuguesa de Autores, que depois disto só pode prender, hipoteticamente, 28% da população?

Estudo n.º II

Um estudo recente revelou que Lisboa está entre as cidades mais bem-educadas do mundo. O estudo centrava-se em elementos como o abrir portas a desconhecidos, nos serviços públicos e restaurantes, bem como apanhar objectos do chão, acidentalmente deixados cair por desconhecidos, e devolvê-los ao respectivo dono. Portanto:
O tuga pode bater na mulher, insultar publicamente quem lhe apetece, cuspir no chão, ser atendido à pedrada numa repartição de finanças, dar porrada nas administrativas dos centros de saúde espalhados pelo país, para poder ter a oportunidade de ter uma consulta no espaço de três meses. Mas como abre portas para os outros entrarem e saírem, tudo bem. Eu que o diga, que já nem sei o que é abrir uma porta desde os meus 24 anos de idade, visto que há sempre um gentil cavalheiro disposto a fazer-me esse favor.


IV. A minha passagem para a idade adulta (muahahah!)

I. A S.R.B.S.N.
A verdade é que passei uma significativa parte da minha adolescência a jogar às cartas, aos sábados à noite. E digo desde já que:
ISSO NÃO EXPLICA MUITA COISA!
(Hum...teria sido por causa disto que não éramos um dos mais populares grupos do liceu? Afinal, o Clube Recreativo da Bisca do Sábado à Noite não era um nome lá muito apelativo...eu sempre avisei... :)

II. Films of my life
Quando eu era pita, os dois actores mais badalados de Hollywood eram o Tom Cruise e o Brad Pitt (sei que não foi assim há muito tempo, mas também não foi ontem!). Actualmente, os dois actores de Hollywood mais badalados são o Tom Cruise e o Brad Pitt. É bom ver que o tempo mal passa por mim.

III. Ainda episódios da passagem à fase adulta (qual fase, desculpe?)
Um meu ex-namorado costumava dizer-me, quando tomávamos o pequeno-almoço juntos:
"Não bebas o café primeiro e comas o pastel de nata depois! Isso é preconceito! Fazes isso porque toda a gente faz isso! É uma ideia preconcebida que segues apenas porque os outros também o fazem! Fazes isso porque simplesmente os outros também fazem isso!". Enquanto ele dizia isto, eu olhava-o, continuava a mastigar o meu pastel de nata como se não houvesse amanhã, e pensava "que raio está este gajo para aqui a filosofar?".
Acho que foi a partir daqui que eu comecei a questionar-me se ele era homem para mim.
(e agora "cantarolamos" mentalmente Romana...)

(porra, que agora a canção não me sai da cabeça...!!)

Sem comentários:

© Sete Vidas - Template by Blogger Sablonlari - Header image by Deviantart