sexta-feira, 13 de março de 2009

Origem do medo à Sexta-Feira 13

Não têm curiosidade?


A crença de que o dia 13, calhando a uma sexta-feira, é dia o dia do azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso, sendo a mais forte delas o facto de Jesus Cristo ter sido crucificado numa sexta-feira e de, na última ceia, se encontrarem 13 pessoas à mesa. Resultado: pimbas! - duas delas (Cristo e Judas) tiveram mortes violentas.


Mais antigas são outras duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete onde 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado (malandreco!) e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Mais uma vez surge a ideia de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.


Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza nórdica era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga numa bruxinha malvada. Como vingança, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras 11 bruxas e 1 demónio (muito à "Charmed"). O objectivo era (é) reunirem-se os 13 para rogar pragas aos humanos. Muahahahahahahah!


De notar que no Oriente o 13 é considerado um número de sorte, pois 1+3 = 4, que por si é um número de boa ventura. Portanto, para os lados da Índia, a sexta-feira 13 deve ser a "lócura"! Uau! :)
Fonte: Wikipédia

6 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Eu ouvi dizer, por outra pessoa que parece ser bem relacionada em certos círculos, que esta data estava relacionada com o início da perseguição aos templários, mas como não estava lá para ver, não posso garantir.

Beijocas, Bxana, e um grande RAUF para ti!

Rachelet disse...

Ainda não tinha reparado no dia de hoje. Não tivemos outra sexta 13 aqui há pouco tempo?

Bom fim-de-semana!

Rui disse...

Também tinha a ideia de que a origem provinha da sexta-feira 13 em que o Papa ordenou a morte e prisão de todos os cavaleiros da ordem dos Templários.

Essa da última ceia, tenho uma avó que se recusa a sentar numa mesa com 13 pessoas. Hehehe.

Gata Verde disse...

Eu cá não ligo a isso...até tenho um gato preto e tudo!!!

beijos

marta, a menina do blog disse...

Tenho um gato preto assanhado tatuado, adoro sextas-feiras 13, halloween, bruxinhas, quando vejo gatos pretos tenho sorte, tenho gatos pretos - e de todas as cores - espalhados pela casa, nas molduras, nos castiçais, em estatuetas, nas t-shirts, nas saias, nas mochilas... Ah, pois, o meu mundo deve ser ao contrário, como a música dos Xutos!

marta, a menina do blog disse...

E, sempre que posso, passo por debaixo das escadas, só para ver as pessoas a benzerem-se!

© Sete Vidas - Template by Blogger Sablonlari - Header image by Deviantart